Por que podem ocorrer náuseas e vômitos após a cirurgia?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Por que podem ocorrer náuseas e vômitos após a cirurgia

Náuseas e vômito no pós-operatório têm origem em diversos fatores, como o tipo de cirurgia, a reação a algumas medicações anestésicas e outros relacionados ao paciente. Atualmente a incidência de náuseas e vômito no pós-operatório é de 30% a 50% dos pacientes em geral.

Há como diminuir a chance de náuseas e vômito no pós-operatório?

Sim. Identificando os pacientes de alto risco é possível traçar uma estratégia individualizada para reduzir as chances de ocorrer náuseas e vômito no pós-operatório. São fatores de risco relacionados ao paciente e ao procedimento cirúrgico:

Sexo feminino
História prévia de náuseas e vômito pós-operatórios
Idade menor ou igual a 50 anos
Não tabagistas
Náuseas e vômito ao andar de carro/ônibus/avião (cinetose)
Cirurgias intra-abdominais
Cirurgia de ouvido

Já apresentei náuseas e vômito após uma cirurgia anterior; isso pode ocorrer novamente?

Sim. História prévia é fator de risco para novos eventos. Contudo, com o conhecimento do episódio anterior, é possível traçar uma estratégia para reduzir as chances de um novo evento. Informe ao anestesiologista na consulta pré-anestésica sobre náuseas e vômito em cirurgias prévias.

É possível reduzir a chance de apresentar náuseas e vômito no pós-operatório?

Sim, é fundamental a identificação de pacientes de alto risco para uma adequada prevenção. Fatores relacionados ao tempo de jejum – menor ou maior que o recomendado – podem influenciar na incidência de vômitos. Converse com o médico anestesiologista sobre o assunto na consulta pré-anestésica e siga suas orientações.

Versão Dez/2018

A Medicina está em constante evolução e as condutas mais aceitas podem ser alteradas. As informações desta página foram adaptadas de acordo com as seguintes referências bibliográficas:

1. Consensus Guidelines for the Management of Postoperative Nausea and Vomiting, Anesthesia and analgesia 2014 Jan;118(1):85-113.

2. Miller’s anesthesia (8th ed.). Philadelphia, PA: Churchill Livingstone/Elsevier.