História

Nossa História

A nossa história começou a ser escrita em 1966, e desde lá, muita coisa aconteceu. O Serviço de Anestesiologia de Joinville, mais conhecido na cidade como SAJ, surgiu do sonho dos anestesiologistas Álvaro Wippel, Liberato Antônio Poffo e Ondyr Clímaco Macuco, que se uniram ao colega Caetano Leão Cabral, já atuando na atividade anestésica há alguns anos na cidade.

Tivemos momentos de felicidade, enfrentamos muitos desafios, mas com eles vieram também grandes conquistas. Foram estes momentos que, ao longo do tempo, construíram o que somos hoje – um dos centros de anestesiologia mais modernos e atuantes do Sul do Brasil.

Na década de setenta o serviço foi se consolidando e, conforme as necessidades do mercado, foi sendo ampliado, com novos sócios passando a integrá-lo. Em 1988 a Sociedade Brasileira de Anestesiologia liberou ao SAJ autorização para inaugurar o Centro de Ensino e Treinamento – CET – em Anestesiologia. As atividades neste centro, hoje chamado CET Dr. Renato Almeida Couto de Castro, idealizador e primeiro responsável pelo serviço, começaram em janeiro de 1989, tendo como primeiros médicos em especialização Carlos Augusto da Veiga e Willy Schultz, ambos filhos da cidade e sócios até hoje.

Ao longo destes anos, mudanças importantes ocorreram no CET, sendo a principal e que nos enche de orgulho a sua adoção pelo Hospital Municipal São José, passando a ser reconhecido como Residência Médica do MEC, tendo como coordenador do programa o Dr. Antônio Bedin. Em quase trinta anos, o centro formou aproximadamente duzentos especialistas, dos quais 39 são sócios no SAJ e os demais atuam em inúmeras cidades do país.

O SAJ destaca-se nacionalmente em sua área de atuação, tendo sido um dos primeiros serviços do Brasil a manter um consultório de avaliação pré-anestésica, influenciando fortemente a adoção desta prática em todo o país. Conta, no seu quadro de sócios, com especialistas capacitados para atuação em todos os tipos de procedimentos e cirurgias, das mais simples às mais complexas, citando como exemplos: cirurgias cardíacas em pacientes de todas as idades, neurocirurgias, procedimentos endovasculares, transplantes renais e hepáticos.

O SAJ também tem forte atuação na área associativa: alguns de seus sócios ocuparam cargos relevantes na Sociedade de Anestesiologia do Estado de Santa Catarina e na Sociedade Brasileira de Anestesiologia, sendo que nesta última dois foram presidentes nos anos 2000, demostrando reconhecimento e respeito de seus pares nacionalmente.

Os sócios, todos anestesiologistas do Serviço de Anestesiologia de Joinville, exercem sua atividade nas mais diversas instituições hospitalares e clínicas de Joinville, bem como em sua sede própria, com a manutenção de três consultórios de avaliação pré-anestésica. Essa especialidade é exercida respeitando rigidamente padrões de segurança internacionais, mantendo a equipe sempre atualizada e capacitada para oferecer um atendimento médico humanizado com total segurança e o máximo de conforto. O SAJ atua exclusivamente na rede privada de saúde de Joinville e no Hospital Infantil Jeser Amarante Farias.

Convênios