(47) 3433-1666
(47) 99772 5095

Diga não a uma sedação sem anestesista

Diga não a uma sedação sem anestesista

Vai ser submetido a um procedimento, seja ele qual for? Saiba que a sedação sem anestesista não deve acontecer, visto que este procedimento deve, ser realizado pelo profissional habilitado para lidar com estas substâncias e suas possíveis reações no corpo. Diga NÃO a uma sedação sem anestesista!

Se você quiser saber um pouco mais sobre o que este profissional pode fazer por você durante uma anestesia, continue lendo este artigo para saber!

Qual a importância de um anestesista?

Um anestesista é um médico formado e especializado na área de administração de substâncias no paciente, como a anestesia geral, regional, tipo a raqui e a peridural, entre outros. Estes são procedimentos delicados e exigem a total atenção e cuidado por parte do profissional que está realizando esta intervenção, a fim de evitar complicações para a saúde do paciente. Portanto, uma sedação sem anestesista não é cabível.

Assim, antes de uma cirurgia ou outra terapia, um anestesista se reunirá com você e fará algumas perguntas, incluindo:

●Você tem algum problema de saúde?

●Você tem algum problema dentário, como dentes soltos ou dentes falsos?

●Quais medicamentos você toma, incluindo medicamentos de venda livre e suplementos?

●Você fuma, bebe álcool ou usa alguma droga ilegal?

●Você tem alguma alergia a alimentos ou medicamentos?

●Você ou algum de seus parentes já teve problemas com medicamentos anestésicos?

Seu anestesista também lhe dirá como sua anestesia será administrada e responderá a quaisquer perguntas que você tenha. Eles verificarão continuamente sua respiração, pressão arterial e frequência cardíaca durante o procedimento, evitando oscilações importantes e garantindo a sua saúde vital.

Por que você deve fazer sedação com anestesista?

Bom, esta pode ser uma pergunta frequente, já que o paciente pode achar que se trata de uma administração simples. No entanto, já adiantamos que a sedação sem anestesista não é indicada e que toda e qualquer anestesia deve ser usada com precaução e cuidados e somente este profissional pode garantir esta segurança.

A importância de ter um profissional como este em sala é poder monitorar o nível da sua sedação, garantindo que você não tenha consciência durante toda a cirurgia, controlar a quantidade de oxigênio presente no seu corpo, através da manutenção de uma respiração adequada, podendo ser auxiliada por um dispositivo como um tubo ou uma máscara laríngea, por exemplo, se necessário.

A sua função, como já dito anteriormente aqui, é controlar a pressão arterial e frequência cardíaca durante todo o procedimento. Para isso, ele tem em mãos monitores e máquinas que vão auxiliá-lo nesta manutenção.

Cuidados pós-anestésicos

A maioria dos pacientes que receberam anestesia geral ou regional é monitorada em uma unidade de recuperação pós-anestésica, que fornece avaliação padronizada da recuperação com redução de eventos adversos pós-operatórios e cuidados sob responsabilidade deste médico. A sedação sem anestesista jamais poderia ocorrer, pois todo esse padrão de atenção não seria seguido.

Alguns sintomas costumam ser evitados, como:

●Náuseas e/ou vômitos pós-operatórios;

●Complicações respiratórias;

●Complicações cardiovasculares;

●Complicações neurológicas;

●Emergência tardia ou delírio;

●Hipotermia ou hipertermia; e

●Incapacidade de urinar, por exemplo.

Riscos de uma anestesia sem monitoramento

Uma sedação sem anestesista é um procedimento que não deve ser realizado. Se você chegou ao fim deste artigo, tem a absoluta certeza da importância de manter este profissional em sala.

Os principais riscos que um paciente correria seriam possíveis complicações respiratórias, como ausência de oxigênio, aumento da pressão arterial, coração acelerado e até parada cardiorrespiratória durante a intervenção.

É possível que problemas maiores possam ocorrer devido a alergias aos produtos e drogas anestésicas usadas, gerando até choque anafilático. Caso ocorram, o anestesista está apto a resolver estas intercorrências. Ser submetido a um procedimento sob sedação sem a presença de um anestesista pode colocar sua segurança e sua vida em risco.

Vai fazer algum procedimento sob uso de anestesia? No SAJ, você encontra diversos anestesiologistas renomados para atender a sua cirurgia. Entre em contato e converse com a equipe médica.