(47) 3433-1666
(47) 99772 5095

7 dúvidas sobre a anestesia e seus efeitos colaterais

7 dúvidas sobre a anestesia e seus efeitos colaterais

Realizamos muitos procedimentos anestésicos todos os anos e não podemos deixar de ignorar os questionamentos dos nossos pacientes. As dúvidas sobre anestesia são bastante recorrentes e totalmente compreensíveis, já que você vai usar esse tipo de substância. No artigo de hoje, vamos esclarecer 7 dúvidas sobre anestesia e seus principais efeitos colaterais. Confira!

O funcionamento anestésico

A anestesia permite que sejam realizados procedimentos cirúrgicos e outras intervenções ao produzir controle da dor de forma rápida e segura, diminuição da ansiedade e relaxamento muscular adequado.

Assim, determinadas substâncias interagem com o nosso sistema nervoso, a fim de proporcionar estes objetivos. No entanto, como todo medicamento, podem haver efeitos colaterais esperados e outros pouco esperados. Vamos conferir algumas das principais dúvidas sobre anestesia dos nossos pacientes!

1 – É verdade que anestesia engorda?

Essa é uma das dúvidas sobre anestesia mais feitas. Só que a resposta é NÃO! A verdade é que a anestesia isolada, ou seja, aquela usada em uma cirurgia ou em um procedimento não é capaz de fazer com que o paciente engorde. As substâncias usadas são metabolizadas e eliminadas do organismo sem maiores repercussões no peso da pessoa.

2 – Por que a anestesia deixa a pele oleosa?

Este, de fato, é um efeito colateral comum em cirurgias plásticas, principalmente em cirurgias do nariz. Entretanto, NÃO faz parte de uma complicação do anestésico em si, mas do próprio procedimento e das estruturas que são remodeladas.

3 – Anestesia causa queda de cabelo?

NÃO! O estresse da cirurgia e outros efeitos do procedimento podem acabar levando à queda de cabelo posteriormente. No entanto, a anestesia não possui essa capacidade.

4 – Anestesia dá enjoo?

SIM! Esta acaba sendo uma das dúvidas sobre anestesia bastante comum entre alguns pacientes e a verdade é que a anestesia pode, sim, dar enjoo.

Este efeito colateral é a complicação mais comum no uso de anestésicos inalatórios. O uso de medicamentos do tipo opióides (usados para controle da dor mais forte) durante e após a cirurgia e a anestesia geral, também, estão associadas a este efeito.

Enjoos após a cirurgia são muito incômodos e podem atrapalhar no processo de recuperação do paciente. Se você já fez uma cirurgia e apresentou vômitos no pós-operatório, avise seu anestesiologista na consulta pré-anestésica.

5 – Vou sentir frio quando receber a anestesia?

Muitos pacientes perguntam sobre a tremedeira pós-operatória, deixando algumas dúvidas sobre anestesia. Dessa forma, eles experimentam alguns períodos de tremedeira no pós-operatório da cirurgia.

A tremedeira acontece porque o anestésico promove uma dilatação dos vasos sanguíneos periféricos e faz com que o paciente perca calor por ali. Esta dilatação dos vasos sanguíneos associada ao fato da sala de cirurgia estar fria, faz com que o paciente perca ainda mais calor. A resposta do nosso corpo é contrair os músculos (tremedeira) para produzir calor e aumentar a temperatura do corpo.

6 – Anestesia pode causar queda de pressão?

SIM! Vamos pensar juntos: os anestésicos são medicamentos que buscam relaxar o paciente. Assim, todos os seus parâmetros vitais tendem a cair, como batimento cardíaco e pressão, por exemplo.

Quando a anestesia é feita por um anestesiologista qualificado, ele estará sempre cuidando dos seus parâmetros vitais e buscará estabilizar os batimentos cardíacos e pressão arterial através de medicações.

A realização de anestesia por profissionais não qualificados pode desencadear diversas complicações, entre elas uma parada cardíaca.

7 – Anestesia pode matar?

Infelizmente a resposta é SIM! Esse problema é muito mais comum de ocorrer em pessoas que são alérgicas e acabam tendo uma reação a alguma substância usada. Esta complicação é chamada de choque anafilático.

No entanto, caso os parâmetros vitais de batimentos cardíacos e pressão não sejam estabilizados, a queda destes sinais pode levar à morte precoce do paciente. Para evitar esse desfecho, é preciso escolher um anestesista de confiança.

Além disso, nunca deixe de relatar integralmente o seu histórico de doenças e seus hábitos para que o médico escolha os medicamentos adequados e faça as orientações necessárias antes da cirurgia. Esta está entre uma das maiores inseguranças e dúvidas sobre anestesia.

No SAJ, você encontra diversos anestesiologistas renomados para atender a sua cirurgia e proporcionar um procedimento mais seguro possível. Entre em contato e converse com a equipe médica.

Responsável Técnico: