Muitos homens que chegaram à idade adulta e que não desejam mais ter filhos, acabam realizando um procedimento chamado de vasectomia. Um método seguro, eficaz e permanente que ajuda o casal no controle da natalidade e impede que a mulher seja submetida a uma laqueadura. Por este ser uma intervenção bastante procurada, a anestesia para vasectomia é um tema de muita dúvida entre os homens. Confira algumas informações sobre o assunto no post de hoje!
Qual o tipo de sedação para vasectomia?
A vasectomia é uma cirurgia relativamente simples que objetiva “cortar” o canal que liga os testículos ao pênis, chamado de ducto deferente. Dessa forma, é possível eliminar o caminho que leva os espermatozóides até ao fluido seminal, impedindo que estes espermatozoides saiam na ejaculação.
E o que isso tem a ver com a anestesia para vasectomia? Bom, a verdade é que agora que você entende o procedimento, fica mais fácil compreender onde os anestésicos serão aplicados. Confira!
Uso de anestésicos locais e bloqueio nervoso
A anestesia para vasectomia consiste na aplicação de anestésico local na região testicular, mais especificamente no ducto deferente, aquela estrutura que vai ser cortada, tanto do lado direito, quanto do esquerdo. Já o bloqueio é feito para paralisar os músculos que ficam ao redor da área, a fim de controlar melhor a dor e promover o relaxamento das estruturas.
Avaliação com o urologista e com o anestesista
Estas aplicações requerem a atenção e cuidado tanto do médico anestesista, quanto do urologista, principalmente. Isso porque a área que vai receber a anestesia para vasectomia é uma região bastante sensível e o paciente pode ter um efeito comum que se assemelha a um “chute” nos órgãos masculinos, algo bem desagradável não é mesmo?
No entanto, nem todos os homens vão passar por este desconforto. Se você não quer ser pego de surpresa, infelizmente, não há testes que possam predizer esta reação. Entretanto, a sedação pode ser usada nos pacientes que não desejem sentir nenhum tipo de desconforto.
Qual o tipo de sedação para vasectomia?
A sedação administrada é a do tipo simples, em geral, injetável na veia, que coloca o paciente para “dormir”, deixando-o tranquilo e aliviando o estresse do momento. Nem todas as pessoas vão reagir da mesma forma, contudo se você não quiser ficar acordado, a anestesia para vasectomia ajuda e muito você.
Como é a recuperação?
A recuperação da anestesia para vasectomia é muito tranquila. O paciente sofre pouco com efeitos colaterais, pois quando existe sedação, ela costuma ser administrada por um período curto de tempo.
Já o anestésico local não costuma gerar praticamente nenhum tipo de reação, a não ser a dormência local que pode persistir por algumas horas. Esta anestesia para vasectomia objetiva amenizar a dor e fazer com que o paciente tolere bem o procedimento sem desconfortos na sua recuperação.
Vai ser submetido a uma vasectomia? No SAJ, você encontra diversos anestesiologistas renomados para atender a sua cirurgia. Entre em contato e converse com a equipe médica.