(47) 3433-1666
(47) 99772 5095

Anestesia para cirurgia robótica. Entenda como funciona

Anestesia para cirurgia robótica. Entenda como funciona.

A cirurgia robótica é um tipo de procedimento que vem ganhando, cada vez mais, espaço na medicina. Ela é um tipo de intervenção minimamente invasiva, o que gera muitos benefícios ao paciente, como menor tempo de internamento e uma recuperação mais rápida. Entretanto, o questionamento que fica é se a anestesia para cirurgia robótica é a mesma que uma do tipo aberta? Vamos descobrir mais no artigo abaixo!

Anestesia para cirurgia robótica no pré-operatório

As preocupações anestésicas para pacientes submetidos à cirurgia laparoscópica e robótica diferem daquelas para pacientes submetidos à cirurgia abdominal aberta. Isso porque a necessidade de anestesia pode ser até maior, já que alguns procedimentos robóticos demoram mais do que a alternativa aberta.

A história médica e o exame físico devem ser realizados para todos os pacientes que vão ser submetidos à anestesia. Além disso, é importante que o anestesista tenha conhecimento do procedimento que será realizado e quais seus objetivos, visto que existem durações bem diferentes para intervenções diagnósticas e outras com a finalidade terapêutica. 

Assim, a avaliação anestésica é a mesma que a realizada em cirurgias abertas, sendo analisado alguns aspectos da saúde do paciente. Para isso, o médico faz perguntas, como:

  • Você tem algum problema de saúde?
  • Você tem algum problema dentário, como dentes soltos ou dentes falsos?
  • Quais medicamentos você toma, incluindo medicamentos de venda livre e suplementos?
  • Você fuma, bebe álcool ou usa alguma droga ilegal?
  • Você tem alguma alergia a alimentos ou medicamentos?
  • Você ou algum de seus parentes já teve problemas com medicamentos anestésicos?

Anestesia para cirurgia robótica

Os sistemas do corpo funcionam de forma diferente em uma cirurgia robótica do que em uma aberta. É fundamental que o anestesista tenha ciência das possíveis alterações e prepare a anestesia de acordo com elas. Confira algumas mudanças possíveis!

Alterações cardiovasculares

Essas são modificações variáveis e dinâmicas. Estes efeitos são geralmente bem tolerados por pacientes saudáveis. No entanto, uma disfunção cardíaca durante a cirurgia pode ocorrer em pacientes idosos e naqueles com doenças cardiopulmonar (por exemplo, doença pulmonar obstrutiva crônica [DPOC], insuficiência cardíaca congestiva e hipertensão pulmonar). Em comparação com pacientes saudáveis, aqueles com doença cardiopulmonar podem necessitar de mais intervenções farmacológicas e monitoramento mais intensivo para responder a essas alterações;

Efeitos do posicionamento

A cirurgia laparoscópica é frequentemente realizada em posições de cabeça para cima (por exemplo, para colecistectomia) ou de cabeça para baixo (por exemplo, cirurgia pélvica). Extremos de posição podem afetar a função cardiovascular;

Efeitos de aumento de CO2 no sangue

A absorção de CO2 durante a cirurgia robótica pode ter efeitos cardiovasculares diretos e indiretos na saúde do indivíduo, sendo algo que, também, precisa ser criteriosamente acompanhado pelo anestesista.

Alterações no fluxo sanguíneo

Esse sistema, também, pode ficar comprometido, reduzindo o fluxo de sangue em órgãos como o baço, os rins e o cérebro, o que, também, necessita de um acompanhamento da anestesia para cirurgia robótica. 

Características da anestesia

Então, essa é uma questão que depende de alguns fatores, como:

Escolha do anestésico

A anestesia geral é a técnica anestésica de escolha na cirurgia robótica.

Indução anestésica 

Essa é a etapa de colocar o paciente para dormir.  Após a indução, os olhos devem ser fechados e cobertos (ou seja, com fita adesiva ou curativo adesivo transparente) para evitar danos à córnea. 

Escolha da proteção de via aérea

Um tubo que desce até a traqueia também, conhecido por tubo endotraqueal acaba sendo muito importante para manter o paciente respirando durante algumas manobras necessárias para a cirurgia.  

Manutenção da anestesia

Bloqueio neuromuscular

Agentes bloqueadores neuromusculares são administrados durante a cirurgia abdominal para facilitar a intubação endotraqueal e melhorar as condições cirúrgicas;

Ventilação mecânica

As alterações dinâmicas da função pulmonar durante a laparoscopia requerem ajustes da ventilação mecânica;

Se a hipercapnia (aumento de CO²) e/ou hipóxia persistirem, discutimos a conversão para uma cirurgia aberta.

E, então? Conseguiu perceber que a anestesia para cirurgia robótica não é algo simples? A monitorização e o controle rigorosos devem ser feitos constantemente. Vai fazer uma cirurgia robótica? No SAJ, você encontra diversos anestesiologistas renomados para atender a sua cirurgia. Entre em contato e converse com a equipe médica.

Responsável Técnico: