(47) 3433-1666
(47) 99772 5095

Anestesia para cirurgia bariátrica: entenda como é realizado o procedimento

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Anestesia cirurgia bariátrica - saj joinville

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica revela que, em 2019, o Brasil realizou 68.530 cirurgias bariátricas. O número é 7% maior do que o número de cirurgias que foram realizadas no ano anterior.

Embora a anestesia para cirurgia bariátrica seja um dos fatores que mais causam preocupação nos pacientes, o aumento no número de procedimentos mostra que esse não tem sido um impeditivo.

A explicação pode estar relacionada com a evolução no procedimento, que tem proporcionado cada vez mais segurança para os pacientes. Se você tem dúvidas ou inseguranças com relação à anestesia para cirurgia bariátrica, continue lendo este artigo. Nele vamos explicar como o procedimento é realizado, confira!

Tudo que você precisa saber sobre a anestesia para cirurgia bariátrica

Para receber a anestesia para cirurgia bariátrica, antes, o paciente precisa passar por uma consulta pré-anestésica. Esse bate-papo com o médico anestesiologista acontece alguns dias antes da cirurgia. Nesse momento, o paciente deverá apresentar o resultado dos exames solicitados pelo seu médico.

O objetivo da consulta pré-anestésica é explicar como o procedimento funciona e permitir que o o paciente tire todas as suas dúvidas com o médico anestesiologista.

Além disso, durante essa consulta, o médico vai conhecer o histórico do paciente, saber se ele já teve episódios de alergias, se tem alguma doença, quais as medicações usadas ou se já teve algum problema com anestesia. O médico também vai perguntar para o paciente se ele lembra de outras cirurgias ou situações em que precisou receber uma anestesia. Baseado em todas as informações, o médico vai definir qual é o melhor tipo de anestesia para cirurgia bariátrica daquele paciente.

Na maioria das vezes, a anestesia realizada para cirurgia bariátrica é a anestesia geral. O processo da anestesia envolve os seguintes passos:

Indução anestésica

Esse procedimento acontece dentro da sala de cirurgia. O paciente passa pelos primeiros cuidados, que envolvem a administração dos medicamentos, verificação dos parâmetros vitais, como pulsação, pressão arterial, respiração, concentração de oxigênio, gás carbônico no sangue, etc. 

Em seguida, o paciente passa pela intubação. Um tubo plástico é inserido na traquéia do paciente e conectado ao aparelho de anestesia. Esse tubo vai fazer com que o paciente respire e receba os gases anestésicos durante a cirurgia.

Fase transoperatória

Depois de anestesiado, o paciente continua recebendo o fluxo constante de gás anestésico e do oxigênio. A quantidade de gás anestésico e oxigênio que são utilizados nesse processo é definida pelo médico. 

Durante todo o tempo, o anestesista permanece controlando os sinais vitais e o nível de hidratação do paciente. O médico anestesiologista acompanha todo o procedimento cirúrgico , iniciado na sala pré anestésica e finalizado no momento da alta anestésica que acontece na sala de recuperação.

Como é a recuperação depois da anestesia para cirurgia bariátrica

Para o paciente despertar, o médico anestesista interrompe o envio dos gases anestésicos e demais agentes para que ele vá acordando aos poucos. Alguns pacientes podem demorar um pouco mais para despertar que outros. Depende muito da idade, condição clínica, biotipo do paciente e também do tempo de cirurgia.

O tempo de permanência na sala de recuperação pós anestésica vai depender das condições em que o paciente acordou e presença ou não de efeitos colaterais.

Assim que receber alta, o paciente será orientado sobre os cuidados que deve tomar, os medicamentos que vai usar e sobre o acompanhamento que vai fazer nos próximos dias ou meses. 

Quer saber mais sobre a anestesia para cirurgia bariátrica? Agende uma conversa com os médicos anestesistas do SAJ.

Leia também:

OBESIDADE E ANESTESIA: PRECISO ME PREOCUPAR?

9 DICAS PARA SE PREPARAR PARA CIRURGIA